5 de ago. de 2012

Mais do mesmo

Fluminense 0 x 0 Atlético
Atlético 2 x 0 Santos

Eu poderia começar dizendo que a quantidade de trabalho e uma viagem programada para Porto Alegre no fim de semana passado me impossibilitaram de escrever neste espaço a respeito das duas últimas partidas do Atlético, mas como diria um bom político, eu estaria "faltando com a verdade". O fato é que o adiamento intempestivo da CBF da nossa partida contra o Flamengo aqui no Rio de Janeiro me deu uma grande desmotivada. Para quem vinha embalado, é sempre complicado ser obrigado a parar e reavaliar o caminho a ser seguido. Me lembrei do maratonista brasileiro sendo parado pelo maluco de saias nas olimpíadas de Atenas: é difícil voltar ao ritmo anterior quando se tem uma interrupção não programada.

Depois de alguma reflexão cheguei à conclusão de que não adiantaria me aborrecer com isso. Ao contrário de muitos companheiros atleticanos, não acredito em conspirações contra o Galo. No caso específico do adiamento, a medida foi tomada para favorecer ao Flamengo e nós tivemos o azar de sermos os adversários da vez. Esta é a CBF e este é o campeonato brasileiro. É mais do mesmo. Se quisermos ter alguma chance de ganhar o torneio temos que ter isso em mente e encarar estes obstáculos como fatores de motivação. Não tem outra maneira. Criar um escândalo só vai contribuir para tirar o foco do time do campeonato e dar uma força aos adversários. Simplificando: mais cedo ou mais tarde o jogo vai acontecer e aí acertaremos as contas com os rubro-negros. O negócio agora é pensar no Coritiba.

Falemos das rodadas anteriores então. Não há como negar que fizemos uma grande partida contra o Santos. O Atlético apresentou, mais uma vez, um grande volume de jogo, pressionando o adversário, mantendo a posse de bola e, acima de tudo, tendo paciência para superar um meio de campo adversário que contava com três volantes de qualidade (Adriano, Arouca e Henrique) e uma péssima arbitragem que conseguiu anular dois gols legítimos anotados por Jô e Bernard. Resultado merecido e que traz muita confiança para as próximas rodadas dentro do Independência. 

O jogo contra o Fluminense eu sequer consegui acompanhar pela internet: estava voando de volta para o Rio no exato momento em que a peleja acontecia no Engenhão. Pois é, resolvi aproveitar uma promoção e comprei uma passagem meses atrás sem saber com certeza qual seria a tabela do campeonato. É claro que preços excelentes e a pequena esperança de que pudéssemos fazer uma grande campanha foram dois dos fatores que me levaram a tomar tal decisão, mas o principal foi que eu sabia que era impossível acatar a tabela da CBF como uma verdade absoluta. Digo isso por experiência própria: há alguns anos comprei passagens e me programei para ver um jogo contra o Fluminense em Belo Horizonte. Uma semana antes da partida, a CBF, "atendendo a uma demanda da televisão", alterou o dia do jogo do sábado para o domingo, inviabilizando a minha presença no Mineirão. Nada mudou, não é mesmo? Estatuto do torcedor my ass. 

Mas, enfim, foram momentos de tensão que só aumentaram quando consegui ligar o celular e recebi quase que instantaneamente um SMS do Mateus reclamando que o Cuca fizera as alterações erradas. "Acho que perdemos", disse para a minha esposa. Mas, logo depois consegui ter acesso ao aplicativo do campeonato e vi que era uma alarme falso. Empate contra um concorrente direto fora de casa. Excelente resultado! Para melhorar a rodada deste fim de semana nos favoreceu e permanecemos na liderança mesmo sem ter jogado. Formidável, não? Agora é afirmar a posição contra o Coxa na quinta em Belo Horizonte. Força, Galo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Contextualizando a SMS que te enviei: depois das 2 alterações de Cuca, o time não teve mais ataques, sendo muito pressionado pelo flu. Mas o importante foi o resultado, e mais especificamente mostramos que agora tem goleiro nessa porraaaa!!

Mateus