6 de mai. de 2010

Falta liderança

Santos 3 x 1 Atlético

Ser torcedor é uma coisa engraçada. Certa vez fui ao Engenhão fazer companhia a uns amigos gremistas em sua jornada contra o Botafogo. O time carioca era treinado por Geninho e os gaúchos vinham fazendo um ótimo campeonato sob o comando de Celso Roth, dois velhos conhecidos dos atleticanos. Pois bem, o tricolor entra em campo e o Marcos adianta em gauchês:

- Bah! Vamos perder hoje, tchê!
- Por que você tá dizendo isso, bicho?
- Eu sei quando vai perder. Dá pra sentir.

Assim, depois de toda saga envolvendo a chegada ao estádio, o que incluiu deixar o carro no estacionamento de um shopping, caminhar durante meia hora em ruelas estranhas do subúrbio do Rio e contornar todo o Engenhão até conseguirmos chegar ao portão dos visitantes, o sujeito, antes do apito inicial, me diz que a viagem era perdida. O pior era que ele tinha razão: os gaúchos jogaram mal e foram derrotados por 2 x 0.

Todo esse papo é para dizer que bastaram 5 minutos em frente à TV na noite de ontem para que eu chegasse à mesma conclusão que o meu estimado amigo oriundo dos pampas. Há mesmo um sexto sentido futebolístico! Assim, mandei um SMS para o meu irmão comunicando-lhe as minhas tristes expectativas e, enquanto a partida continuava na ESPN, me dediquei a reclamar algumas milhas não creditadas pela GOL, o que incluiu uma discussão de cerca de uma hora com um dos atendentes da companhia aérea (na verdade, a medir pela qualidade das respostas, há uma grande possibilidade de eu ter gastado o meu tempo discutindo com um bot). No fim, assisti aos minutos finais da partida sabendo o destino amargo que nos esperava mais uma vez.

O que me decepcionou ontem foi que, aparentemente, o time não entrou com um espírito de decisão. Me pareceu que as provocações dos moleques do peixe deixaram o time atleticano mais irritado com a chatice alheia do que motivado para a partida decisiva. Isto, é claro, não explica a vitória santista, produto do melhor futebol praticado pelo alvinegro praiano, detentor de um elenco mais qualificado e, na partida de ontem, mais focado em buscar o seu objetivo. Digo mais focado porque os dois primeiros gols santistas foram produtos de falhas individuais ridículas dos jogadores de defesa alvinegros: duas bolas perdidas que foram cruzadas rasteiras para dentro da pequena área e empurradas para dentro do gol pelos atacantes adversários, coisa que não poderia acontecer em uma decisão. O Correa ainda achou um gol no fim do primeiro tempo, o que nos recolocou na partida, mas outra bola atravessada na área no início do segundo tempo resultou no derradeiro gol do peixe. O resto da partida foi morno, sem grandes oportunidades para ambas as equipes, bem diferente do que vimos no Mineirão na semana anterior.

A principal constatação que fica desta eliminação do Atlético é a de que, apesar das contratações, ainda falta liderança ao Galo dentro de campo. Falta um jogador que consiga chamar a responsabilidade e comandar a equipe, colocar a galera dentro do jogo de novo quando começamos a perder o controle da situação. Ele não precisa ser o craque do time: o Gallo, em 1999, estava longe disso, por exemplo. E a verdade é que, apesar de termos um elenco experiente, ninguém tem esse perfil.

Para finalizar, avalio como patética a participação do nosso treinador após a partida. Reconheço que ele tem razão em seu pleito, que ao contrário do que a imprensa andou alardeando agora pela manhã, de que a torcida iria hostilizá-lo de qualquer jeito, é óbvio que as provocações do elenco santista no último domingo incentivaram o torcedor a direcionar o seu ódio ao seu ex-treinador. Mas, a resposta às provocações deveria ter sido dada dentro de campo, nem que fosse arrumando uma escaramuça no fim da partida que resultasse em diversas expulsões para ambos os lados (será que os gaúchos terão o senso de humor e o fair play do Atlético?). Esse negócio de ficar dizendo que não treina mais esse time ou aquele é ridículo, é motivo de chacota nacional, como foi uma certa camisa de treino que fizeram para a gente nesta temporada.

Mas, terminemos o post com o que realmente interessa: sábado tem início o Campeonato Brasileiro 2010, o único campeonato com o qual eu me importo de fato. Apesar da derrota de ontem, acho que o Atlético está num bom caminho, fez algumas contratações, há jogadores voltando de contusão e o time tem praticado um futebol consistente. O negócio é aproveitar este início de torneio, onde não viveremos momentos decisivos e nossa carência de liderança não fará muita diferença, para pontuarmos, tal qual fizemos na temporada passada. Na real, as coisas só começarão a esquentar após a Copa do Mundo.

Um comentário:

marcos disse...

se vierem com rebolation vai sobrar pra eles dança do facão!! no eixo, eles sempre têm um time da moda, e como é bom ganhar de time da moda!!

Arquivo do blog