14 de mar. de 2009

Nivelando por baixo

Guarani 0 x 1 Atlético

Estava para dizer antes do jogo que uma partida contra um adversário tecnicamente muito inferior resulta, em geral, num empobrecimento do futebol do time mais qualificado. É o famoso "nivelar por baixo"... Aparentemente, foi o que aconteceu com o Galo nesta tarde em Divinópolis. Depois de chegar, com uma certa facilidade, ao primeiro gol no início do primeiro tempo, o time abusou do excesso de preciosismo e do direito de perder gols, quase se complicando no final. No fim, valeu pelos três pontos, que é o que conta de fato.

O aspecto positivo que pode ser tirado do desempenho pífio da equipe é que a torcida e a imprensa não se empolgam exageradamente. O entusiasmo é um perigo porque, tirando o clássico, não enfrentamos adversários que exijam o melhor futebol do Atlético. É ótimo emplacar uma sequência de goleadas, mas não adianta gastar tudo no Mineiro porque a parte mais difícil ainda está por vir.

Com relação a desempenhos individuais, continuo achando a zaga (Welton Felipe) e o goleiro fracos. Juninho continua falhando demais em bolas altas. A reestréia do Renan Oliveira foi decepcionante: não por causa de falta de talento, pois isso ele tem, mas sim pela postura displicente e um tanto "mascarada" dentro de campo. É bom o Leão dar uma prensa no garoto mesmo. O argentino Trípodi correu, deu dois chutes a gol, talvez seja bom para compor o elenco. E o Pedro Paulo jogou apenas a primeira metade: sem tempo de bola e mal posicionado, só atrapalhou. Tardelli deixou a sua marca, mas assim como Éder Luis, abusou do direito de perder gols.

Impressões finais:

1. O ataque vai bem, mas precisa atuar de forma mais pragmática, ser mais contundente. Não adianta ser envolvente, fazer o corta-luz, tabelar de calcanhar e perder o gol na cara do goleiro. É melhor a bola bater na canela e balançar o filó.

2. Resolvido o problema do ataque, toda a atenção deveria ser dedicada à defesa, que não inspira confiança. Enfrentar atacantes da estirpe do Keirrison, Kleber, Kleber Pereira, Ronaldo, Fred, Washington e tantos outros será o terror. O Leandro Almeida vai bem, mas precisa de um companheiro mais estável! De expulsões e pênaltis basta o César Prattes ano passado.


--------

Nenhum comentário:

Arquivo do blog