8 de jul. de 2008

um pôster

minha história com o atlético tem um pouco a ver com o flamengo. apesar de ter nascido em belo horizonte, passei meus primeiros quatro anos de vida em brasília e dentre as poucas lembranças que tenho daquela época, destacam-se os gritos de galo e xingamentos em frente à tv, naqueles que suponho terem sido os jogos decisivos das temporadas de 1980 e 1981. e foi no fim de 1981 que voltamos a viver em belo horizonte, mudando em janeiro de 1982 para um apartamento no sion.

me recordo que um dos meus primeiros pedidos para o meu pai quando mudamos para a nova casa foi um pôster do flamengo, campeão do mundo no ano anterior, razão pela qual devo ter metido isso na cabeça. imagino o desapontamento daquele nobre atleticano... no entanto, usando toda a sua presença de espírito, inteligência e sagacidade, o velho negou o presente e, ao invés de me trazer um exemplar da placar com o famigerado pôster me levou ao mineirão para ver um jogo do galo. e isso fez toda a diferença. bastaram 90 minutos no gigante da pampulha junto à massa para que eu me esquecesse da heresia que, inocentemente, havia cometido.

hoje, durante o almoço, tive a oportunidade de assistir o globo esporte. a tv estava sem som, mas não era preciso ouvir a locução para saber o que estava acontecendo visto que na metade do programa apareceu o nunes anotando aquele famigerado tento que nos roubou o caneco em 80. toda véspera de clássico é a mesma coisa e, naturalmente, as estatísticas favorecem muito mais ao rubro-negro carioca, de modo que é sempre uma experiência melancólica rever este e outros lances envolvendo os dois clubes.

de certa forma, sofremos de um inconformismo fodido relacionado àquela época onde havia um equilíbrio evidente entre as duas equipes, mas - sendo bondoso - sempre que houve uma dúvida ela foi decidida favorecendo o flamengo. em confrontos equilibrados, isso faz a diferença (especialmente quando se tem jogadores como éder e reinaldo do lado prejudicado). o fato revoltante (para nós atleticanos, obviamente) é que a história registra o placar final e toda polêmica só sobrevive na mente dos derrotados e daqueles fãs de futebol que viveram a época. hoje, felizmente, haviam dois na mesa que defenderam enormemente o galo mineiro. dá um certo orgulho, mas é pouco.

amanhã teremos outro jogo com o flamengo. já não tem mais o peso de 28 anos atrás e, tampouco, a importância daquela época. é só mais um jogo deste primeiro turno. mas, de qualquer jeito, sempre me lembro da cara do meu pai ouvindo à semifinal de 1987 no rádio da sala e fico satisfeito com qualquer placar favorável contra os rubro-negros. vai ser muito difícil, mas acho que é possível.

2 comentários:

Vini disse...

L A M E N T Á V E L !!!!
E ainda confessa, sem vergonha alguma, que pediu um pôster deles???

LF disse...

uma criança inocente quase foi vítima da mídia... e é nesses momentos difíceis que a família se faz mais presente, conforme pode ser visto no post!! :D