11 de mai. de 2013

Reconectando

Atlético 4 x 1 São Paulo
Atlético 5 x 1 Tombense
São Paulo 1 x 2 Atlético
Tombense 0 x 2 Atlético
Atlético 2 x 1 Villa Nova
São Paulo 2 x 0 Atlético
Caldense 2 x 1 Atlético
Atlético 4 x 0 BOA
Atlético 5 x 2 Arsenal
Atlético 4 x 1 Tupi

Finalmente, depois de aproximadamente 5 semanas longe de casa somando viagens a trabalho com boas e merecidas férias, estou de volta ao conforto do meu lar. Durante o meu período de ausência, o Galo jogou 10 vezes, vencendo 8 e perdendo 2. Marcou 29 gols e sofreu 11 e se classificou para as quartas-de-final da Libertadores e para a finalíssima do mineiro. Nada mal. Na verdade, a coisa andou tão bem que ando meio ressabiado ao reativar o meu envolvimento com o clube. Mas, como sabemos, não há antídoto contra isso e amanhã estaremos diante da telinha para acompanharmos a primeira partida da final do campeonato mineiro.

Com relação às partidas e ao futebol praticado pela equipe, não resta alternativa a não ser confiar na repercussão das partidas na imprensa esportiva e nas notícias de familiares e amigos. Considerando-se as estatísticas apenas, podemos verificar o poderio do ataque alvinegro, com uma média de 2,9 gols por partida. Por outro lado, a média de 1,1 gols tomados acende a luz amarela para a defesa, em especial na fase de mata-mata em que nos encontramos atualmente. Palpitando de maneira leviana, acredito que com Marcos Rocha e Richarlyson nas laterais, é complicado ter uma zaga com Réver e Gilberto Silva. Não sei a situação atual do Rafael Marques, mas espero sinceramente que o nosso capitão possa voltar a campo amanhã para ajudar a segurar o ataque celeste.

Mesmo não tendo visto nenhum jogo do nosso maior rival nesta temporada, acredito que os jogos serão equilibrados e a vitória não será fácil. O melhor cenário possível seria repetir as boas atuações das últimas semanas e vencer com dois gols de vantagem a partida de ida. Os números do nosso ataque me fazem acreditar na possibilidade de dois tentos amanhã mas, como disse anteriormente, o setor defensivo é o que mais me preocupa. Espero que Cuca consiga equacionar bem o problema.


Ronaldinho à venda para os turistas


No mais, nestas semanas de andanças pelo mundo deu para perceber como tem prestígio o nosso camisa 10. Em qualquer pátria onde se aprecie o esporte bretão, Ronaldo Gaúcho é figura onipresente, seja em caricaturas, em fotografias em paredes de restaurantes, em bancas de camisetas falsificadas de futebol ou em um simples bate papo. Se o interlocutor estrangeiro reconhece algum traço da língua portuguesa (em geral o "obrigado") e recebe a confirmação de que está tratando com o brasileiro, ato contínuo o assunto passa a ser futebol e o dentuço sempre é mencionado. Deveras impressionante.

Obs.: curiosamente ontem o taxista que nos levava ao aeroporto de Roma me perguntou se o Falcão tinha jogado em Belo Horizonte. Respondi que não, o jogador da Roma que tinha vindo do Atlético era o Cerezo. E ele, "ah, si!! Toninho Cerezo! Grandísimo!".

5 comentários:

Andre disse...

Vc respondeu que em BH o Cerezo não é grandíssimo assim, pelo menos para o Tio Toninho? rsrs
Ficou massa o texto. Abraço.

LF disse...

Meu italiano não ia tão longe assim. hahaha Valeu!

Bernardo disse...

Boa, LF. O time está bom mesmo, a bola está redondinha. Dê um jeito de ver o VT do último jogo contra o SP, foi fineza pura. Mas o time teve um apagão nas duas derrotas seguidas e na vitória contra o Vila Nova. E continua tomando gol em todo jogo importante, mesmo no Independência. Esse clássico de hoje promete. Abraço

LF disse...

Valeu, Bernardo. 3 x 0 hoje foi demais, né? E não levamos gol! Não achei o jogo fácil, mas o nosso time mostrou que é melhor. Vamos ver se no domingo que vem sacramentamos a conquista! Abs!

Bernardo Esteves disse...

Foi magistral de novo, bora pra Botafogo no domingo!

Achei esse texto aqui interessante:
http://www.espn.com.br/post/329232_arrasador-atletico-mineiro-combina-futebol-atual-e-praticas-arcaicas