19 de mar. de 2010

Preto e branco

Chapecoense 1 x 0 Atlético

O jogo contra o lanterna do campeonato catarinense na última quarta-feira foi, para mim, uma incógnita: além de não ser transmitido por nenhum canal de tv, a rádio sintonizada na SKY resolveu dividir a transmissão da peleja do Galo com a de um amistoso entre o selecionado sulafricano e o nosso maior rival. Assim, não há saco que aguente. Acabei acompanhando uma partida qualquer pela Libertadores. A derrota por 1 x 0, considerando o nosso histórico na Copa do Brasil, pode ser considerado bom. Não acredito que tenhamos maiores problemas em reverter o quadro desfavorável na partida de volta no Mineirão.

O assunto da semana, entretanto, não foi a derrota em Chapecó, mas sim o lançamento da coleção 2010 do Galo pela Topper. Não satisfeita em estragar o uniforme oficial de jogo, a marca resolveu nos fornecer uma camisa de treino rosa. Isso com a conivência do presidente, que fez questão de frisar publicamente que os polêmicos modelos foram uma escolha pessoal. O resultado, como não poderia deixar de ser, foi catapultar o clube a posição de destaque no noticiário esportivo e, consequentemente, a ser motivo de chacota até em lugares menos prováveis, como o blog do jornalista Luis Nassif.

Qualquer indivíduo um pouco sensato sabe que a cor de uma camisa não quer dizer absolutamente nada, mas vá dizer isso a um torcedor de futebol. É muito difícil ser racional quando se trata do ludopédio. A verdade é que toda essa polêmica era absolutamente desnecessária e o presidente decidiu, deliberadamente, entrar nessa. Foi gratuito, e é isso que, fundamentalmente, me irrita. As razões para tal atitude, eu desconheço. Seria por causa desta sequência enorme de campeonatos e vitórias que temos acumulado ao longo de sua gestão? Falando sério, o torcedor não merecia isso. O Atlético não merecia isso.

Se tem uma coisa que eu sempre admirei no Atlético foi a simplicidade com que as coisas sempre foram feitas, tanto por parte de gestão do clube quanto por parte da torcida. "Inventar moda", como nós mineiros dizemos, nunca foi o nosso negócio. O clube não é alvinegro à toa. Pode parecer besteira, mas para mim, toda essa baboseira é mais um prenúncio de uma temporada desanimadora. Espero estar errado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog