24 de ago. de 2013

Sem registro na ata

Botafogo 4 x 2 Atlético

Qualquer sujeito trabalhador sabe que a logística necessária para se deslocar para um estádio e assistir a uma partida de futebol às 22 horas de uma quinta-feira é um fator para lá de desmotivante. Tudo bem que o Maracanã é bem servido pelo metrô e coisa e tal e que a peleja prometia ser boa mas, no balanço geral, sou mais uma noite bem dormida.

De qualquer maneira, a estreia do Atlético na Copa do Brasil não foi nada boa. Depois de completar 3 jogos sem levar gols, dando demonstrações de que a velha solidez defensiva havia voltado, a zaga e os volantes alvinegros exageraram nas falhas e diminuíram as chances de classificação para as quartas-de-final da competição. Além das falhas, é preciso reconhecer que desta vez a sorte não esteve do nosso lado: um gol contra, duas bolas desviadas no meio do caminho e uma sobra mal rebatida pela defesa determinaram o placar final.

O Botafogo é um time entrosado, bem treinado e - o que mais me preocupa - regular. Embora a torcida e parte da crônica esportiva tentem ressuscitar a mística da campanha da Libertadores (até pela coincidência do placar necessário para a classificação - 2 x 0), entendo que a tarefa será das mais complicadas. Por outro lado, o sistema defensivo botafoguense deixou brechas suficientes para que o Atlético criasse boas oportunidades e anotasse dois tentos de extrema importância, ambos após passes magistrais de Ronaldinho. É aquela coisa: depois da vibração pelo quarto gol, veio o silêncio pelo nosso segundo. Todo mundo sabia que o 4 x 2 era melhor para o Galo do que o 3 x 1. Além disso, precisamos considerar que o azar extremo que demos no Maracanã, não se repetirá no Horto. Ou seja, é difícil mas não impossível.

A torcida, pelo visto, acredita na reviravolta. Depois da campanha épica na Libertadores, o atleticano exibe uma autoconfiança nunca dantes revelada! Ontem pela manhã, participei de uma reunião que contava com mineiros e cariocas. Os mineiros eram atleticanos e alguns cariocas eram botafoguenses. E foi um deles que ao adentrar o recinto deu início ao seguinte diálogo com um dos atleticanos:

- E aí! Não te avisei para não ir ao Maracanã ontem?
- Tá tranquilo! Vamos marcar a próxima reunião para a manhã da quinta-feira que vem para a gente ver como ficou?
- Olha lá, hein, rapaz! Vai se arrepender!
- De jeito nenhum, pode anotar aí na ata: a partida das quartas-de-final da Copa do Brasil na nossa chave será Atlético x Flamengo.

Naturalmente, o tópico não foi registrado na ata, mas está aqui no blog. Quinta que vem, conferiremos.

Nenhum comentário: