14 de fev. de 2013

Ao vivo e em HD

Atlético 2 x 1 São Paulo
Tombense 1 x 2 Atlético
Cruzeiro 2 x 1 Atlético

Embora já tenha feito duas partidas pelo Campeonato Mineiro, a estreia pela Libertadores na noite de ontem contra o São Paulo marcou, oficialmente, o início da temporada 2013 para o Clube Atlético Mineiro. Ao contrário de grande parte dos torcedores, a Libertadores não é um campeonato que me traga grande motivação. Prefiro, sinceramente, o Campeonato Brasileiro. De qualquer maneira, o prestígio inegável da Copa garantiu-me a possibilidade de ver o jogo ao vivo e em alta definição no interior do Rio Grande do Sul. Pude, além disso, curtir o Mário Sérgio comentando o jogo do São Paulo. Formidável! Mas, vamos lá!

Jogando com empenho, com uma ótima movimentação no ataque e segurança na defesa, o Atlético conseguiu superar o tricolor paulista e dar demonstrações de que poderá ir longe nesta competição. Gostei bastante das atuações do Victor e do Bernard e dos nossos volantes. Ronaldinho cometeu alguns erros em saída de bola, mas nas duas vezes em que esteve em condições, arrumou os dois gols do time: o primeiro a partir de uma cochilada  da zaga do São Paulo e o segundo após uma bela jogada individual, passando por dois adversários e cruzando para a conclusão de Réver. O homem faz a diferença, não tem jeito. Diego Tardelli fez a sua estreia, mas ainda precisa de um pouco de entrosamento para encontrar a sua posição no ataque.

Considerando que jogamos a segunda partida da temporada com a equipe titular, acredito que as possibilidades de superarmos a fase de grupos da Libertadores são grandes. Superada esta etapa, me parece que nosso principal obstáculo deve ser a falta de traquejo do nosso treinador em competições do tipo "mata-mata". Neste momento é que veremos a verdadeira face do senhor Cuca Belludo. Mas aguardemos o resultado da nossa estreia fora do Brasil contra o Arsenal em Sarandí na semana que vem para avançarmos nesta análise. 

No mais, resolvi dedicar algumas linhas ao resultado do clássico de reinauguração do Mineirão. Antes do jogo conversei com alguns amigos e disse que acreditava que, considerando a proximidade da nossa estreia em um torneio mais importante e o fato de, ao contrário do nosso maior rival, termos tido um 2012 muito bom, nosso adversário teria muitas razões para correr o dobro e se esforçar ao máximo para vencer o jogo. O que vi em campo foi exatamente o que previ. Para mim foi um jogo tremendamente sem graça, em um estádio semi-acabado e, no fim, sofremos uma justa derrota por 2 x 1.

Com relação ao placar e à cornetagem de grande parte dos torcedores, digo que cansei de ver o Atlético vencer o primeiro clássico do ano e entregar o ouro nas finais. Em especial na primeira década do século XXI, na qual estivemos tão mal. Não acho com isso que o título esteja garantido ou que os venceremos com facilidade quando chegar o dia da decisão, mas quando ele chegar meus critérios de avaliação serão bem mais restritivos.  

Para finalizar, no meio da semana pós-clássico jogamos com o time misto e superamos a Tombense por 2 x 1, de virada. Como o jogo aconteceu no mesmo horário da pelada semanal, só soube o resultado, o que já me deixou satisfeito. Já temos mais vitórias do que derrotas no ano!

Nenhum comentário: