5 de abr. de 2012

Não vale nada

Uberaba 0 x 3 Atlético
Atlético 3 x 0 Democrata
Villa Nova 1 x 2 Atlético

O Campeonato Mineiro é um torneio de certa forma traiçoeiro. Se o time vence, não fez mais nada do que a obrigação e se perde, instaura-se uma crise proporcional ao conjunto dos placares impostos pelo rival nas partidas finais. E a verdade é que excetuando-se as finais, o campeonato se arrasta por 3 meses sem nenhuma grande emoção ou motivação para o torcedor. Com essa apatia generalizada, até uma avaliação da qualidade da equipe fica prejudicada, uma vez que o que vale é a lei do menor esforço. Sendo assim, passamos os primeiros meses do ano aguardando os clássicos onde mediremos nossas forças contra o único adversário de primeira divisão que temos no estado.

Pois bem, domingo será o primeiro teste do Atlético na temporada 2012. Valerá a liderança do mineiro e a vantagem nas fases finais do campeonato. Fora isso, será um amistoso de luxo. A imprensa tenta trazer alguma emoção para o certame relembrando incessantemente a tragédia que nos atingiu no final do último campeonato brasileiro. É bobagem. Mesmo que contra todas as previsões repitamos o placar, o gosto amargo daquela derrota permanecerá em cada torcedor atleticano. São as circunstâncias que valem e não a quantidade de gols em si. É o tipo de conta que Kalil e seu time de picaretas só conseguirão acertar com a torcida com um grande feito o que - sejamos sinceros - é altamente improvável com este time limitado que temos para a temporada 2012. É preciso afastar velhos fantasmas: não basta golear o Botafogo, o Corínthians, o Flamengo ou o Goiás em uma rodada de campeonato brasileiro, temos que eliminá-los em um mata-mata. Temos que ganhar do Inter e do Grêmio em Porto Alegre ou golear o nosso maior rival em uma partida decisiva. O resto são paliativos. Ademais, estamos cansados de vencer o clássico da fase de classificação e entregar o ouro na final. É esperar e ver.

No mais, fica a dúvida sobre estes 5 milhões de euros que o nosso presidente andou dizendo por aí que tinha para investir em contratação. A janela se foi e não veio ninguém. Para que sair por aí divulgando este tipo de coisa? Sempre fomos críticos do método de trabalho adotado pela gestão atual do clube de contratações em lote para "reforçar" o time. Entendo as contratações de Leandro Donizete, Escudero, Danilinho e Rafael Marques. Foram importantes para compor o elenco. O problema é que hoje o Atlético não tem um jogador que seja referência, um cara capaz de chamar a responsabilidade e liderar o time e essa contratação não foi feita. Não temos nenhum jogador diferenciado no elenco. Se eu tivesse poder de escolha, correria ao Valência com este dinheiro e traria o Diego Alves de volta, consertando aquele que foi o negócio mais estúpido feito pelo Atlético nos últimos 20 anos. Mas as coisas não são fáceis assim.

2 comentários:

Anônimo disse...

Através do clássico podemos ver o real potencial do time. Penso que não iremos vencer. Mas considero boa a base do Atlético.

Foi arrotado que temos 5 Milhas pra gastar e até agora neca. Com renan ribeiro e a falta de um lateral esquerdo fica difícil.

Mateus

LF disse...

Bicho, acho esse time do Atlético muito sem alma. A experiência nos diz que não deve chegar a lugar nenhum. Eu diria que este ano não estaremos lutando pelas últimas posições, mas tampouco pelas primeiras. Ficaremos no limbo, como em 2008.

Quanto ao clássico: vitória pouco provável. Cravaria um empate.