9 de set. de 2012

Pela liderança

Bahia 0 x 0 Atlético

Como já disse antes, partidas às 19:30h das quarta-feiras acabam coincidindo com a pelada semanal disputada no Humaitá. Com a perda de performance do time, os discursos um tanto decepcionantes de Cuca e os diversos desfalques previstos, nada melhor do que jogar uma bola e só saber o placar final da peleja disputada em Salvador.

Não acho que o empate na capital baiana tenha sido uma catástrofe. Mau resultado foi ter empatado com o tricolor em Belo Horizonte. De qualquer maneira, depois de rever os melhores momentos, fiquei com a impressão de que poderíamos ter saído do Pituaçu com uma vitória pelo placar mínimo. A pontaria, que tem sido o ponto fraco do Atlético desde o início do torneio, acabou falhando novamente. A equipe produz muitas situações de gol, mas peca na finalização. Nervosismo? Falta de competência? Má sorte? Taí um problema para o Cuca resolver.

Aliás, falando em Cuca, fiquei com a impressão de que o comandante alvinegro andou perdendo a mão nas últimas rodadas. Adepto de uma filosofia que tem aplicado ao time desde que o assumiu há mais de um ano, nem a sucessão de 4 derrotas consecutivas no início dos trabalhos fez com que mudasse o seu rumo. Sendo assim, é difícil entender o porque de substituições e adaptações como aquelas realizadas contra a Ponte ou o Corinthians, por exemplo. Já que chegamos até aqui seguindo uma linha mestra, não há porque promover alterações radicais no percurso. Mas aqui fala um pobre diabo completamente ignorante com relação aos bastidores da equipe. A esperança que fica é a de que o senhor Belludo saiba o que está fazendo.

Para ser sincero, a realidade é que ando um pouco desmotivado com o campeonato desde os acontecimentos da última rodada do turno. Nas últimas temporadas temos acompanhado uma avalanche tão grande de erros de arbitragem que parte da crônica esportiva já assumiu que a interferência do juiz no resultado faz parte da aura romântica do futebol. "Os erros são democraticamente distribuídos a todos", dizem. Da minha parte, acredito que um número tão grande de erros acaba deixando os equívocos realmente cruciais fora do foco da mídia, uma vez que terminam diluídos no mar da incompetência. Com isso, fica a impressão de que tudo pode não passar de uma saborosa marmelada.

Mas deixemos as conjecturas para lá e falemos sobre a rodada desta tarde. O Timão fez o serviço na noite de ontem e nos deixou na segunda posição com dois jogos a menos. Espero que o mistão do Inter consiga parar o Fluminense e que o Atlético faça o seu papel e supere o Palmeiras. Não espero um jogo fácil. Vai ser preciso paciência para enfrentar a catimba e as artimanhas de Felipão e seus asseclas e, mais do que tudo, pontaria. Se tudo der certo, iniciamos a semana recuperando a liderança.

Nenhum comentário: