23 de ago. de 2009

A fonte secou

Grêmio 4 x 1 Atlético

30 e poucos anos de Atlético e uma fria análise do conjunto da obra nas últimas rodadas não me permitiram ter qualquer esperança de um placar favorável na tarde deste domingo em Porto Alegre. Sendo assim, não me apressei para a volta do almoço e, quando cheguei em casa, o tricolor já vencia por 2 x 0.

É difícil tentar entender o que tem acontecido com o Galo. É lógico que os desfalques contribuem para má fase, mas o fator preponderante neste momento me parece ser a perda de foco no campeonato e as razões para isso só alguém que esteja lá dentro para poder dizer. O que posso conjecturar é que enquanto o time era a surpresa do campeonato, as coisas corriam bem: a torcida se divertia, o time corria e pegava, a bola procurava o gol adversário. A partir do momento em que a crítica começou a prestar uma certa atenção e a possibilidade da conquista do título passou a ganhar uma aura de seriedade, a fonte secou e voltamos a repetir as atuações sofríveis das temporadas anteriores.

Dessa maneira, o que resta ao torcedor neste momento é gastar tutano tentando descobrir se as más atuações do time constituem apenas a ruindade do elenco sendo esfregada em sua cara ou se o Atlético conta com um grupo que não tem condições de conviver com a pressão de estar em evidência.

Dou crédito ao Kalil pela rápida reestruturação do time após os desastres na Copa do Brasil e, especialmente, no Campeonato Mineiro, mas acho que ele tem o mesmo defeito do seu antecessor bigodudo: fala demais. E, sinceramente, o Atlético não está em condições de tripudiar ou viver de bravatas. Com essa equipe, que se revela tremendamente imatura, só temos a perder com isso.

Enfim, o que nos consola, neste momento, é que 5 vitórias serão suficientes para nos manter na primeira divisão sem maiores sobressaltos, pois é evidente que a casa está desarrumada e não será nada fácil restabelecer o equilíbrio.

------------

4 comentários:

Bruno Orsini disse...

meus pêsames, chapa.

nada como a queda do rival para recuperar um pouco de alegria futebolística após o desastre da libertadores :)

LF disse...

hahaha aproveite então...

o time deu muito azar com os desfalques (e, obviamente, uma certa incompetência da gestão de não se reforçar nas posições chave). mas acho, sinceramente, que a ideia era preparar o time pra 2010. como deu certo, mudaram o foco. enfim, acho que ainda consegue dar uma recuperada.

Anônimo disse...

A questão é psicologica. Começou a desandar contra o flamengo e contra o Coxa, mesmo ganhando, deu sinais q o time tava desarrumado.

A verdade é q no começo do campeonato não tivemos problemas com cartoes e suspensões. Com isso o time pode repetir a escalação por diversas vezes.

Agora é ter calma, e o roth trabalhar bem o psicologo dos jogadores.

mATEUS

Xingu disse...

Acho que o Atlético tem que começar a pensar seriamente em 2010 e, tendo isso em mente, acho que deveríamos vender o Tardelli enquanto é tempo e organizar as finanças. O Kalil já recusou proposta de 9 milhões de euros e, na minha opinião, o groto não vale isso. Essa coisa de querer manter o Tardelli a qualquer custo não vai colocar o Atlético na Libertadores, além da provável desvalorização do passe dele ao final da temporada.

Arquivo do blog